Tecnologias de ponta farão parte do esquema de segurança do Rock in Rio Brasil 2022

Tecnologias de ponta farão parte do esquema de segurança do Rock in Rio Brasil 2022

7 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

São Paulo, 7 de setembro do ano 2022 – A maior e melhor edição de todos os tempos do Rock in Rio Brasil contará com a mais moderna tecnologia de segurança do mercado. Para este ano, a SegurPro, Fornecedora Oficial, desenvolveu um plano completo que inclui mais de 130 câmeras de segurança (entre dome, fixa e fish eye), duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois radares perimetrais, dois drones, 30 bodycams e um software de reconhecimento facial. Todas essas soluções farão parte do monitoramento montado de forma exclusiva no Centro de Controle Operacional (CCO), dentro do evento, e será parte do esquema de segurança durante todos os sete dias na Cidade do Rock.

A empresa levará ao evento seu conceito de Segurança Híbrida, no qual especialistas altamente capacitados são conectados por meio de tecnologias inteligentes que geram estrategicamente informações essenciais em um processo preventivo de contratempos que envolvem a intervenção física, digital e até meteorológica. Para isso, a operação irá monitorar cerca de 200 câmeras, sendo 70 já utilizadas na segurança das arenas do Parque Olímpico. Algumas imagens geradas por equipamentos da Prefeitura do Rio de Janeiro que cobrem o entorno do Parque Olímpico serão integradas ao CCO de forma que apoie o monitoramento da movimentação gerada pelos eventos.

Todas as soluções de segurança do Rock in Rio Brasil 2022 serão oferecidas pela SegurPro que, ao lado de fornecedores parceiros com expertise e tecnologias de ponta, atenderão aos anseios de um público cada vez mais conectado e preocupado, do começo ao fim, com sua experiência. O esquema de segurança robusto envolve o monitoramento de imagens por meio de duas câmeras noturnas Axis Communications que através da tecnologia Lightfinder entrega imagens coloridas mesmo em ambientes com pouca luz, inclusive de objetos e pessoas em movimento. A câmera também possui um poderoso sistema de iluminação infravermelha com capacidade de alcance de até 450 metros. Os dois radares perimetrais SR500 da Ôguen, de origem israelense, farão a ampla cobertura do Parque Olímpico com detecção de até mil metros em quaisquer condições meteorológicas e de iluminação, mesmo que com aglomeração de pessoas. Os locais mais críticos do evento contarão também com o apoio da Alca Distribuidora, que terá uma câmera Mobotix com um sensor térmico e outro sensor óptico de 6 megapixels, além de uma câmera multisensor Vivotek de 20 megapixels com capacidade de monitoramento em 360º.

Ao todo, 30 bodycams OTUS X (câmeras corporais acopladas ao colete) serão utilizados pelos vigilantes SegurPro espalhados pela Cidade do Rock. Estes aparelhos farão a gravação e a transmissãode áudio e imagem de alta resolução em tempo real para o CCO. Os dois drones SegurPro farão o monitoramento do perímetro e das áreas de acesso ao local do evento, com câmeras de alta resolução e câmera térmica. Já o software de reconhecimento facial Oosto OnWatch será um recurso adicional a ser explorado em 40 das 130 câmeras. A tecnologia pode ser utilizada para a busca de pessoas através de características faciais e atributos físicos visuais com cor do vestuário, gênero, faixa etária, etc.  

Todas as tecnologias apresentadas pela Fornecedora Oficial no Rock in Rio irão transmitir as informações em tempo real para o CCO e o espelhamento no iSOC via Sistema de Gerenciamento de Vídeo da VMS Security Center, da Genetec Inc, líder mundial em soluções de segurança, gestão de operações e inteligência de negócios. Essa tecnologia unificará todos os dados gerados pela empresa de segurança, para que se possa gerenciar políticas de segurança, monitorar eventos, gerar alarmes e conduzir investigações, auxiliando a equipe de segurança a ser mais rápida e eficiente na solução de eventuais ocorrências.

A SegurPro contará ainda com nove ASUs, uma base móvel e autônoma de monitoramento de imagens, alimentada por energia gerada através de placas solares e que serão distribuídos em locais específicos da Cidade do Rock, de acordo com a necessidade da operação.

Este ano, a empresa oferecerá um serviço de mensagens via SMS com informações sobre o evento, incluindo orientações sobre mobilidade, melhores acessos, previsão do tempo e até dicas de como aproveitar o festival com conforto e tranquilidade. Para receber as mensagens, o público deverá fazer um cadastro por meio do QRcode da campanha, que estará disponível no Ponto Seguro e no Centro de Controle Operacional (CCO) – ambos da SegurPro, que serão instalados na Cidade do Rock.

O Ponto Seguro também servirá como base de apoio e acolhimento às crianças e pessoas perdidas no evento, até que a equipe localize seus responsáveis. O local é, historicamente, um ponto de informações gerais para apoiar qualquer necessidade dos que o procuram. Tudo isso fará da Cidade do Rock o local mais seguro do Brasil.

Sobre a SegurPro:

A SegurPro oferece consultoria e tecnologia de ponta para prover soluções customizadas em segurança para atender qualquer tipo de cliente. Possui uma equipe de mais de 35 mil profissionais altamente capacitados, operando em todos os 26 estados brasileiros e atendendo clientes de todos os setores. É a única empresa de segurança em sua área de atuação que está presente em todo o território nacional. A SegurPro é o braço de segurança patrimonial do Grupo Prosegur no Brasil, referência global no setor de segurança privada que possui mais de 40 anos de expertise. Para mais informações, acesse www.segurpro.com.br

LLYC Brasil


Compartilhar