Campanha de ESG da so+ma consegue influenciar mais de 1.248 novas pessoas e desviar mais de 28 toneladas de recicláveis dos aterros sanitários

Campanha de ESG da so+ma consegue influenciar mais de 1.248 novas pessoas e desviar mais de 28 toneladas de recicláveis dos aterros sanitários

25 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
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Objetivo da so+ma foi estimular as pessoas a sair da intenção de reciclar e partir para a ação

A campanha “Pequenas Influências, Grandes Mudanças”, que começou em 17 de maio, no Dia Internacional da Reciclagem, e teve seu término em 15 de julho, conquistou mais de 1.248 novos participantes em apenas dois meses e em cinco cidades participantes.  

O objetivo da so+ma foi estimular as pessoas a sair da intenção de reciclar e partir para a ação. Os novos participantes tiveram a oportunidade de efetivar a atitude levando os recicláveis com pelo menos uma entrega.  Com a entrega, mais de 28,3 toneladas de materiais foram recebidos e direcionados para a reciclagem de forma correta.

O reciclável mais recebido foi o papel e papelão com mais de 8,1 toneladas, vidro em segundo com mais de 7,7 toneladas, eletrônicos como computador, celular, tablet em terceiro com 5,5 toneladas e eletroportáteis como batedeira, secador, liquidificador com mais de 896 quilos. 

O número de recicláveis recebidos representa uma economia de 1.572.578 litros de água potável, que abasteceriam 8.737 pessoas por um dia, 71 toneladas de CO², com os quais compensamos a emissão de CO2 de pessoas por um dia, 81 mil kWhs de energia elétrica, suficiente para abastecer 9.751 residências por um dia, 259 árvores e, além disso, 3,4 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados.  

A so+ma tem o propósito de ajudar na mudança climática colocando o ESG na prática. Por meio do programa so+ma vantagens (onde a pessoa se cadastra pelo aplicativo, leva seus recicláveis até locais determinados, acumula pontos e troca esta pontuação por benefícios) percebeu-se que quando os participantes saem do status quo, da inércia e começam a fazer a prática da reciclagem, observam os seus dados de descarte por meio do aplicativo, entendem o seu impacto como indivíduo, começa uma materialização do que parece muito distante.

“Isso traz uma comprovação de que sua atitude individual pode sim fazer diferença, pois os dados mostram que ela está contribuindo para a mitigação do aquecimento global, acalma aquela sensação de ansiedade climática, onde só se fala sobre os malefícios do aquecimento global. Em suma, nossa campanha tem o objetivo de garantir uma ação efetiva para a mudança”, conta Claudia Pires, fundadora e CEO da startup. 

A campanha só mostra o poder de influência que as pessoas podem exercer em uma rede em prol de um movimento e isto pode ser uma atividade contínua, pois quanto mais influências positivas se têm, mais se consegue em impactos positivos.

Apesar da campanha ter finalizado, a so+ma continua recebendo os recicláveis da população, onde as pessoas podem se cadastrar no aplicativo.

Confira os endereços de todas as casas:  Em Salvador, as casas ficam nos locais: Espaço Wilson Son´s (Avenida Engenheiro Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/Big Bompreço (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí – Av. Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Av. Ibirapitanga, Patamares – Em frente a Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru – Praça Caramuru, 2); Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n);  

Em Camaçari, as casas ficam nos locais: Feira (Centro Comercial de Camaçari , Rua Costa Pinto s/n – Centro, Camaçari.), Guarajuba (Praça de Guarajuba, s/n – Av. Humaitá, Guarajuba – Distrito Monte Gordo); Espaço Braskem (Centro Comercial de Camaçari , Rua Costa Pinto s/n – Centro, Camaçari); Em Curitiba, as unidades ficam localizadas em: Batel (Parque Gomm, R. Hermes Fontes, 204); CIC (R. Orestes Thá, 1800 – Cidade Industrial De Curitiba); Cotolengo (Rua José Gonçalves Júnior, 140 – Campo Comprido); Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865- Centro); Vila Sandra (R. João Dembinski, 900-986);  Em Campo Largo, a casa so+ma fica localizada em frente ao CIOSP, R. Centenário, 2245 – Centro, Campo Largo;  

Em Goiânia, a unidade fica na Av. Independência, S/N, Região da 44 – St. Central; possui um espaço dentro da fábrica da Cargill chamado Espaço so+ma Cargill que fica na rua Iza Costa, 1 – Chácaras Retiro e possui mais uma unidade no Espaço Movimento Lixo Zero localizado no Portal Shopping na avenida Anhanguera, 14404, em Capuava;  Os horários de atendimento da maioria das unidades seguem este padrão: Horário: 9h-12h, 13h-18h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados. 

A maioria das casas recebem: plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos. Sobre a so+maFundada por Claudia Pires, cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores.

Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade.

Presente em São Paulo, Salvador, Camaçari, Curitiba, Campo Largo e Goiânia, o programa já recebeu mais de 1,1, mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias.

É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.  

Informações à imprensaSo+ma: Gabriella Moura – 11 95346-5366 – gabriellamoura@pridea.com.br


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