FPA: Análise de Mídia – 25/07

FPA: Análise de Mídia – 25/07

25 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

– O Globo destaca que numa reunião com o deputado federal Arnaldo Jardim na semana passada, Geraldo Alckmin avisou que estão avançados os estudos no governo para enviar ao Congresso um projeto de lei que aumentará de 27% para 30% a mistura de etanol na gasolina. A intenção do governo é aumentar a porcentagem de etanol na gasolina de forma gradativa.
Leia +: https://shre.ink/9XUe

– O Globo ressalta que cinquenta e três deputados assinaram o projeto de decreto legislativo (PDL) para tentar derrubar uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que limitou o acesso às armas de fogo no país. Entre eles, 12 parlamentares filiados a partidos da base do governo: MDB, PSD e União Brasil, que, juntos, lideram oito ministérios.
Leia +: https://shre.ink/9Xrn

– Gazeta do Povo noticia que partidos já começaram a se articular para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, mesmo faltando um ano e meio para a próxima eleição que definirá o comando da Casa. Nomes do Republicanos e do União Brasil já despontam como os mais cotados e a tendência é que Lira consiga fazer um sucessor com apoio do governo petista. Analistas citam ainda outro nome que, segundo ele, poderia se tornar uma alternativa no cenário político atual: Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Leia +: https://shre.ink/9Xrr

– Revista Veja destaca que o Bolsonarismo já tem 4 projetos para derrubar decreto de Lula sobre armas. Deputados do PL entram com medidas no Congresso contra iniciativa de Lula de restringir posse e porte de armas e munições. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR), e o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Ubiratan Sanderson (PL-RS), também apoiam os projetos.
Leia +: https://shre.ink/9X71

– Estadão destaca que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, debateu nesta segunda-feira com o ministro da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais da Coreia do Sul (Mafra), Jeong Hwang-geun, a possibilidade de cooperação técnica entre os países e a regionalização do protocolo de gripe aviária. Em nota, o Ministério da Agricultura informou que aberturas de mercado também estavam na agenda.
Leia +: https://shre.ink/9X8H

– Globo Rural ressalta que fundo da ONU prevê aplicar mais de US$ 900 milhões no combate à pobreza rural no Brasil. Com o cofinanciamento de bancos parceiros e governos locais, oito novos projetos devem focar em pegada ambiental e resiliência climática.
Leia +: https://shre.ink/9X8A

– Canal Rural divulga que o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e o diretor de mercados da entidade, Luís Rua, estão na Ásia, onde buscam conquistar mercado para a carne suína e de frango do Brasil. Em nota, a entidade informou que nesta segunda-feira (24), houve reuniões com importadores sulcoreanos na Embaixada do Brasil em Seul.
Leia +: https://shre.ink/9XeG

– Broadcast Agro, do Estadão, destaca que mais quatro Estados atenderam a recomendação do Ministério da Agricultura e declararam emergência zoossanitária em virtude dos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectados no País. A medida foi adotada por Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins e tem validade de 180 dias. Na última sexta-feira, Santa Catarina já havia declarado a entrada na fase de emergência.
Leia +: https://shre.ink/9XP4

– Valor Econômico noticia que Lira defende adiar debate para taxação dos ‘super-ricos’. Presidente da Câmara avalia que governo pode ‘perder o foco’ se misturar tributação de alta renda e reforma tributária.
Leia +: https://shre.ink/9XPC

– O Globo divulga que Lula diz que quer conversar com PP e Republicanos para dar ‘tranquilidade’ ao governo no Congresso. Presidente afirmou que não conversou ainda sobre possíveis trocas ministeriais, mas que deve levar o assunto adiante nos próximos dias.
Leia +: https://shre.ink/9XPB

– Estadão destaca que a União Europeia fez um aceno ao presidente Lula de que está disposta a ceder para chegar a um acordo comercial com o Mercosul ainda neste ano. O embaixador do bloco europeu no Brasil, Ignacio Ybáñez, avalia que seria ruim para os dois lados jogar fora mais de duas décadas de negociações.
Leia +: https://shre.ink/9XuI

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar