Campanha médica: saiba como promover a saúde feminina

29 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
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Ações voltadas para a saúde da mulher são medidas que podem fazer a diferença na qualidade de vida, e as campanhas publicitárias podem contribuir com isso; saiba como

Em um tempo de tantas opiniões não especializadas sobre ciência propagadas com facilidade pela internet, garantir que a informação certa chegue à população é essencial. E um dos principais meios para ter sucesso na conscientização é explorar a criatividade, instigando o interesse e a participação do público através de campanhas. 

Com a aproximação do mês de outubro, que anualmente impulsiona os eventos e as peças publicitárias e informativas sobre o câncer de mama, este pode ser um bom momento para conhecer a importância de investir em divulgações relacionadas à saúde da mulher. Afinal, em muitas das vezes, elas são as que mais se preocupam com quem está ao redor e acabam deixando a própria saúde em segundo plano.

A campanha Outubro Rosa é amplamente adotada não apenas pela área da saúde, como também pelas instituições de ensino, empresas, entre outros estabelecimentos. O sucesso dessa campanha resulta em diagnósticos precoces e vidas salvas. E isso pode se estender a vários outros tipos de cuidados que são capazes de melhorar a qualidade de vida. 

Entre os conteúdos que podem ser abordados em campanhas dedicadas às mulheres, está a procura por acompanhamento médico para realizar exames de rotina e avaliar a saúde física. Incentivar e informar os benefícios dos exercícios para o corpo também é válido em qualquer época do ano e para todas as faixas etárias. 

Um dos principais frutos proporcionados pela movimentação do corpo, além da melhoria no condicionamento físico, é contribuir com a saúde mental. O cuidado com a mente é outro aspecto fundamental que demanda cada vez mais campanhas de conscientização para reverter os danos causados pela estigmatização. 

Ainda na área dos estigmas a serem rompidos, conteúdos que desenvolvam e estimulem o conhecimento sobre a sexualidade feminina também são muito bem-vindos nas campanhas. Saber como a saúde pode contribuir com a qualidade de vida não deve ser restrito ao conhecimento de quem faz um curso de enfermagem ou psicologia, por exemplo, pois esse tipo de informação deve ser disseminado. 

Depois de conhecer alguns dos principais tópicos, é hora de buscar as referências criativas; afinal, as grandes campanhas do mercado têm muito a nos ensinar e inspirar. Recentemente, algumas marcas conquistaram destaque entre o público feminino ao promover campanhas de conscientização. 

A “Vamos Juntas de 99”, campanha contra o assédio às mulheres, é um exemplo de como  parcerias com movimentos ou organizações dedicadas a causas específicas podem sensibilizar e conscientizar. Muitas instituições focadas em ajudar pacientes diagnosticados com câncer, entre outros tipos de doenças ou condições, têm o potencial de serem grandes aliadas.

Intervenções urbanas, como a “Fearless Girl”, promovida pela State Street Global Advisors, que desafiou o tradicional touro de bronze da Wall Street, são ações importantes e que conseguem se adaptar a diferentes temas e chamar a atenção do público. Essas opções representam um caminho, mas não restringem as possibilidades. 

Campanhas que fazem o básico de maneira muito bem feita também obtêm o sucesso esperado. Como a Associação de Luta Contra o Câncer apresentando super-heroínas realizando o autoexame. Ou até mesmo como a agência D’lucca & Jota, que reproduziu frases cotidianas sobre não colocar a saúde da mulher em primeiro lugar, atreladas a estatísticas da área, como forma de incentivar o cuidado.

Investir em campanhas de saúde, especialmente para o público feminino, é uma prática para considerar e promover durante os 365 dias do ano. Afinal, conscientizar também é oferecer mais qualidade de vida. 

Por Luisa Pereira


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