Mulheres aventureiras são destaque no Festival de Filmes Rocky Spirit 2022, em São Paulo e no Rio

29 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com entrada grátis, evento será em São Paulo, no parque Villa-Lobos, entre os dias 3 e 4, e no Rio de Janeiro, no feriado de 7 de setembro, em três locais: a praia de Ipanema (Posto 10), Vila Olímpica da Gamboa e Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador

Agosto, 2022 – Se existisse cinema no século 18, a vida de Jeanne Baret teria virado filme. Essa francesa foi a primeira mulher a dar a volta ao mundo. Para isso, precisou se disfarçar de homem e conviver na embarcação com mais de 300 marinheiros. Passados mais de 250 anos, outras aventureiras seguem fazendo história. Estas, sim, com trajetórias registradas em vídeo. Nove delas serão exibidas no Rocky Spirit, maior festival de cinema ao ar livre do Brasil.

O 12º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit traz produções nacionais e internacionais sobre vida ao ar livre, meio ambiente e aventura. Em 2022, será realizado nas capitais paulista e carioca, com a exibição de 38 filmes. Em São Paulo, a programação será entre os dias 3 e 4 de setembro, no parque Villa-Lobos. No Rio de Janeiro, no feriado de 7 de setembro, a sessão de cinema ao ar livre será em três locais: a praia de Ipanema (Posto 10), Vila Olímpica da Gamboa e Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador. O evento é gratuito nas duas cidades.

“Entre os pontos altos do festival, além de volta ao modelo presencial, estão os filmes protagonizados por mulheres. Tenho certeza de que o público vai se identificar com a força e a sensibilidade de cada uma delas. É cinema de qualidade, que faz a pessoa rir, chorar, se emocionar e, acima de tudo, se inspirar com tantas histórias incríveis de mulheres que arrasam no outdoor”, garante a diretora do festival, Andrea Estevam.

Confira uma sinopse dos filmes com mulheres protagonistas:

What’s in a name – A imigrante brasileira e escaladora profissional Maiza Lima confronta a história de racismo e misoginia na cultura americana em um filme inspirador.

EM – Emilie Pellerin é uma escaladora que vive no estilo dirtbag – e usou todo seu tempo livre para virar uma das melhores escaladoras do mundo. Agora é hora de entrar nas vias mais desafiadoras da sua vida.

Dear Pippa – A corredora de trilha Els Van Woert faz uma carta emocionante a sua filha de 5 anos, Pippa, contando o que a maternidade lhe ensinou sobre ser mulher, confrontar o medo e abraçar a vulnerabilidade.

North Shore Betty – Uma pioneira e uma lenda: com 73 anos nas costas, Betty Birrell anda de bicicleta pelas rápidas e fluidas montanhas-russas de madeira da Colúmbia Britânica, no Canadá, nas últimas três décadas.

Sheri – Sheri Tingey revolucionou a indústria de equipamentos para esportes outdoor aos 50 anos de idade. O tempo não é capaz de parar sua criatividade, capacidade de invenção e força.

Caves – Você vai se sentir na pele da exploradora de cavernas e montanhista Lea Odermatt, em passagens claustrofóbicas, cavernas gigantes e câmaras incríveis geralmente acessíveis apenas a especialistas.

Elevated – Em vez de aceitar ser isolada, a escaladora surda Sonya Wilson mudou o mundo – seu próprio e de muitos outros escaladores surdos ou de baixa audição.

Learning to drown – Uma travessia intensa por meio do medo: a snowboarder profissional Jess Kimura tem pânico de água, e mergulha atrás das origens e da superação dele entre a profundeza do mar e muita neve.

This is Beth – Beth Rodden é uma das atletas mais talentosas da história da escalada. O que nem todo mundo sabe é que ela passou anos lutando contra o próprio corpo e isso quase destruiu sua carreira. É hora de enfrentar esse fantasma e renovar o amor pela escalada.

Já The Girls of Guanabara não trata de uma personagem específica, mas de um grupo de mulheres skatistas que carrega a missão de tornar o skate inclusivo para todos. O curta é “emoldurado” pelas deslumbrantes paisagens cariocas, onde nasceu a escola de skate longboard Guanabara.

Para conhecer as sinopses de todos os filmes, basta acessar o site oficial do festival (rockyspirit.com.br).

Pôster – O talento feminino se manifesta também na arte gráfica. “O pôster da 12ª edição do Rocky Spirit, assinado pela artista, contadora de histórias visuais e apaixonada pela natureza Mila Motomura, remete às raízes brasileira, ao mesmo tempo em que olha para o mundo e conta nossa história. Ele diz muito sobre nossa relação com os esportes, com a natureza, com o amor por estar ao ar livre. Ele fala também de diversidade: o outdoor é para todos”, conta Andrea.

“Quando trabalho com o que eu acredito, tudo flui melhor porque trago mais ainda minha emoção para o processo. O festival é maravilhoso e entramos todos em sintonia desde o primeiro contato. Agradeço profundamente ser incluída nisso tudo, porque vivi intensamente essa reverberação mágica que acredito que o festival leva para o mundo: a natureza e o amor que somos nós juntos quando estamos inteiros, ativos e em união”, completa Mila.

O Rocky Spirit São Paulo tem patrocínio da Fit Combustíveis, enquanto o Rocky Spirit Rio de Janeiro conta com o patrocínio da prefeitura do Rio, por meio da secretaria Municipal de Esportes. O festival é uma realização da Rocky Mountain em parceria com o Mountainfilm e as mídias oficiais são Go Outside e Hardcore.

Confira imagens dos filmes:
www.youtube.com/watch?v=RKP_vmaCHZU
www.youtube.com/watch?v=o_NQitNm_p4

Mais informações:

Site: https://rockyspirit.com.br/

Instagram : https://www.instagram.com/rockyspiritfest/

Fan page – https://www.facebook.com/rockyspiritfest

ZDL


Compartilhar