Capital paciente e valor agregado pautam atuação de grupo de investimento de impacto

26 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

 Potencia Ventures já investiu em mais de 20 fundos que desenvolvem o ecossistema de inovação e 17 startups de impacto focadas na melhoria da vida de pessoas de baixa renda 

Modalidade em ascensão global, os investimentos de impacto somaram US$ 636 bilhões ao redor do mundo em 2020, segundo o relatório “Investing for Impact: The Global Impact Investing Market 2020” da International Finance Corporation (IFC). No mesmo ano no Brasil, o investimento de impacto movimentou mais de R$ 1 bilhão, de acordo com o ANDE – Aspen Networks of Development Entrepreneurs. No entanto, o setor ainda é percebido com ceticismo por investidores tradicionais que duvidam da capacidade do setor em combinar retorno financeiro e impacto social.

Guiada pelo propósito de testar novos modelos de negócio para reduzir desigualdades, a Potencia Ventures é um grupo de investimento voltado para negócios com impacto social. Sua estratégia combina expertise em venture capital e empreendedorismo social para identificar, executar e gerenciar o capital investido em fundos e startups com grande potencial de crescimento e impacto real na base da pirâmide, principalmente no que se refere à educação e empregabilidade. 

A Potencia promove ecossistemas de impacto inovadores desde 2002, quando a fundadora Kelly Michel vislumbrou uma oportunidade para o investimento de impacto no Brasil. Em 2005, a empresa financiou a primeira aceleradora de impacto do Brasil, a Artemisia, em que Kelly foi co-fundadora e permaneceu na operação até 2010. Em 2009, a Potencia também catalisou o primeiro fundo de venture capital de impacto brasileiro, a Vox Capital, no qual Kelly também operou nos primeiros anos como co-fundadora. Após essas experiências, a Potencia deu início a uma série de investimentos em mais de 20 gestores emergentes na América Latina, Estados Unidos e Índia. 

Em 2017, a Potencia expandiu sua lente de investimento para incluir investimentos diretos em startups. Embora sejam de maior risco, esse tipo de investimento gera uma oportunidade ainda maior de catalisar mudanças e a Potencia passou a investir em startups de impacto, construindo um portfólio com mais de 15 investimentos em empresas como Letrus, TAQE, Árvore, 4You2, Talently, Kuepa, Allhere, Shortlist, entre outros. Por exemplo, a TAQE, uma plataforma de empregabilidade para grandes empresas recrutarem de forma digital candidatos com pouca experiência e de baixa renda, cresceu 4 vezes depois de receber capital semente do grupo e se prepara para captar uma Série A. Outro destaque do portfólio é a Letrus, software premiado pela UNESCO que analisa redações e oferece orientações imediatas para alunos, cujos clientes são escolas públicas e privadas e hoje possui mais de 170 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio ativos mensalmente. 

No portfólio de startups, a Potencia já co-investiu com fundos como Canary, 500 Global, Positive, DOMO e BR Startups, buscando ser um investidor paciente, flexível e receptivo aos empreendedores. “Temos uma equipe de investidores com experiência no mercado tradicional e especializada em investimentos de impacto. Analisamos, de maneira minuciosa, nossas oportunidades e acreditamos plenamente nos times e projetos nos quais investimos, com a expectativa de que teremos retorno financeiro e impactos reais para a sociedade. Por meio de expertise e propósito, a atuação da Potencia Ventures se destaca por ser a voz do impacto em um painel de investidores tradicionais, e a voz dos investidores tradicionais em um painel de investidores de impacto”, conta a Diretora da Potencia no Brasil, Itali Collini. 

Sobre a Potencia Ventures:

Fundada em 2002, a Potencia Ventures é um grupo global de investimento de impacto que investe em fundos de Venture Capital e startups de impacto early stage. Com enfoque em modelos de negócios que melhoram a vida de pessoas de baixa renda, a Potencia Ventures trabalha nos Estados Unidos e mercados emergentes da América Latina e Índia, identificando, executando e gerenciando investimentos nos setores de educação e empregabilidade.

Com a proposta de ser um parceiro flexível e receptivo aos empreendedores, fornecendo às empresas o suporte e os recursos para ajudá-los a obter resultados sociais e financeiros sustentáveis, a Potencia Ventures já conta com mais de 20 investimentos em empresas de capital de risco e mais de 15 investimentos em startups de impacto em seu portfólio.  

Por Maytê Lopes


Compartilhar