Com dois ouros e um bronze, Escola Sesi domina etapa estadual da Olimpíada de Robótica

29 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Partiu nacional! As equipes TechVikings e Capitech, das Escolas Sesi de Naviraí e Campo Grande, conquistaram o título da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e de quebra, asseguraram vagas na fase nacional da competição. As finais foram disputadas neste sábado (27/08) no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na capital sul-mato-grossense.

Ao todo, 44 equipes de robótica de dois níveis técnicos se inscreveram para participar do torneio, representando instituições públicas e particulares de ensino de dez cidades do Estado. Os times foram desafiados a fazer com que seus robôs superassem vários obstáculos em um circuito.

A TechVikings sagrou-se campeã no nível 1, voltado a alunos do ensino fundamental. Já a Capitech venceu no nível 2, para estudantes a partir do 9° ano do fundamental. A Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul levou 14 equipes para a OBR. Além do pódio, as Escolas Sesi faturaram vários prêmios especiais.

O gerente de educação do Sesi, Filipe Simões Corrêa Alves, ressaltou a importância da educação tecnológica que é aplicada nas sete unidades do Sesi no Estado. “A robótica educacional no Sesi vai além do uso da tecnologia. Por meio dela, o aluno desenvolve uma série de competências e habilidades que servirão de pilar na formação cidadã desses jovens. A robótica abre novas portas na vida dos alunos”, disse o gerente.

A etapa nacional será realizada entre os dias 17 e 22 de outubro em São Bernardo do Campo (SP).

Alunos e professores do Sesi comemoram ouro na OBR

A TechVikings foi a primeira equipe a marcar mais de 1000 pontos na história da etapa estadual da OBR. Para alcançar o resultado, teve muito suor e lágrimas. Isso porque no primeiro dia de disputa, o robô não obedeceu aos comandos programados.

“Ontem a gente madrugou mexendo na programação, vendo e corrigindo os erros. O resultado foi esse, em uma só rodada conseguimos mais de 700 pontos”, contou Giovana Gonçalo Gazoto, do 7° ano.

“Agora é só alegria e levar a medalha para casa”, completou a colega de equipe, Maria Valentina Alves de Melo, do 6° ano.

O professor Anderson Douglas da Rocha, da TechVikings, destacou a participação 100% feminina. “É um empoderamento delas, mostrando que as meninas podem estar onde elas quiserem. Elas têm plenas condições de assumir o protagonismo na robótica”, disse.

A Capitech fez sua estreia em uma etapa presencial da OBR. A vitória veio depois de muito esforço por parte dos alunos e professores. “A sensação é de satisfação em ver o resultado do trabalho. Vamos comemorar, mas logo em seguida começar a treinar para o nacional”, contou o professor Edgar Gomes.

“Depois de muita ansiedade, sofrimento e dois dias intensos, agora é só comemorar. Partiu São Paulo! Minha mala já está pronta”, finalizou a professora Flávia Andrade.

Lucas Vinicius Rodrigues Xavier, da equipe Capitech, estuda no 2° ano do ensino médio e acumula três anos de experiência na robótica. Ao lado dos colegas de equipe, Enrico Chaves e Felipe Souza, o estudante se diz empolgado com o resultado. “Voltar à OBR foi algo incrível para a gente. Estávamos na ansiedade de chegar. Chegamos e conquistamos o primeiro lugar, foi muito bom”, concluiu.

Premiações do Sesi:

Nível 1

Design – Megamentes 2

Maker – Tupinambótica 2

Bronze – Megamentes 1

Ouro – TechVikings 1

Nível 2

Melhor escola privada – Alphas 1

Design – Tupitech 1

Programação – TechVikings 3

Ouro – Capitech

FIEMS


Compartilhar