Congresso fomenta cidades inteligentes e reconhece prefeitos inovadores do Mato Grosso do Sul

22 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Mais de 50 municípios participam do encontro em Campo Grande até esta sexta-feira (19)

Prefeitos, gestores e servidores de mais de 50 municípios participam até esta sexta-feira (19), no CREA, em Campo Grande, do 1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

É o primeiro evento presencial realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) no Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia do novo coronavírus. O evento é organizado pela RCD em conjunto com a Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC).

“O objetivo do Congresso é proporcionar esse ambiente para troca de experiências, o compartilhamento de informações e o acesso das Prefeituras a diversas soluções disponíveis, e que possa contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para a tecnologia e inovação das cidades. A pandemia acelerou muito esse processo de transformação digital e o momento vem exigindo que as administrações municipais pautem suas políticas públicas cada vez mais baseadas em dados para a tomada de decisão”, destacou a gerente de Comunicação da Rede Cidade Digital, Sharlene Sarti.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, falou sobre a importância de tornar a capital do Estado uma cidade inteligente. A construção do parque tecnológico também irá proporcionar novas oportunidades de crescimento, conforme ressaltou Adriane.

“A tecnologia como ferramenta estratégica para melhorar a vida de cada cidadão da nossa cidade, do Estado, do Brasil e do mundo. Hoje nós já temos o recurso para o estudo e para a implementação do Parque na nossa capital. Esse parque tecnológico vai mudar para sempre a nossa história. Nós vamos mudar a matriz econômica do município e colocar Campo Grande em um patamar internacional de negócios”, disse a prefeita durante a abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (18).

Diversos prefeitos e gestores do Mato Grosso do Sul e de outros três Estados apresentam as ações de modernização adotadas pelas Prefeituras. “Tenho certeza que serão muito úteis para todos os tipos de gestão”, comentou o prefeito de Rio Brilhante e representante da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) no encontro, Lucas Foroni.

O cenário encontrado por muitos prefeitos que assumiram o primeiro mandato foi de defasagem tecnológica e nenhum controle da gestão pública. Entre as ações para colocar Dourados na era digital, o prefeito Alan Guedes destaca o investimento em fibra óptica, serviços online e a informatização da educação municipal, com computadores e o uso da robótica no aprendizado em 24 escolas. “Tenho certeza que isso vai ser uma virada de chave na educação municipal em Dourados”, avaliou o prefeito.

São Gabriel do Oeste é outro município sul-mato-grossense que vem investindo em tecnologias educacionais. Conforme o prefeito Jeferson Tomazoni, mais de R$3 milhões foram direcionados para a informatização das salas de aulas, capacitação dos professores, para a compra de equipamentos móveis e lousas digitais. “A pandemia nos mostrou uma realidade muito dura principalmente no ambiente tecnológico educacional”, lembrou o prefeito.

Gestão estratégica – A melhoria da gestão municipal passa pelo uso estratégico da tecnologia, conforme destacaram diversos prefeitos, gestores e especialistas no Congresso. “O gestor público e a área da tecnologia tem que ouvir a população e assim você consegue ser muito mais efetivo”, disse o diretor presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Cardoso, ao destacar as ferramentas desenvolvidas pela capital.

Para o diretor de TI da Prefeitura de Criciúma (SC), Tiago Pavan, a transformação digital passa por processos definidos, servidores capacitados e o cidadão no centro do desenvolvimento de soluções. “Mais do que implementar o digital é preciso levar em consideração a transformação que tem que haver dentro da gestão”, explica Pavan.

Prefeitos Inovadores – Durante o Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes do Mato Grosso do Sul, a Rede Cidade Digital também realizou a entrega do título de Prefeito Inovador 2022. Para a seleção, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública com o intuito de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida do munícipe, bem como seu impacto no desenvolvimento socioeconômico (confira a relação abaixo)

A programação completa do 1.º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes pode ser conferida pelo https://www.sympla.com.br/rcd. O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc, Facilit, Sigma Telecom e Furukawa; patrocínio prata do Aprova Digital, Betha Sistemas,  Evolution Tecnologia e Topocart; bronze da Gênesis Tecnologia e Inovação e o apoio institucional da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). O Transamérica Campo Grande e Bristol Multy Exceler Plaza são os hotéis oficiais do evento.

Prefeitos Inovadores 2022 –  Mato Grosso do Sul

MUNICÍPIOPREFEITO(A)PROJETO
CAMPO GRANDEAdriane LopesImplantação do serviço de Teleinterconsulta
DOURADOSAlan Guedes WebGIS (Sistema de Georeferênciamento disponível a população)
RIO BRILHANTE Lucas ForoniImplantação de sistema que integra toda a rede de Saúde Municipal.
CAMAPUÃManoel Eugênio NeryImplantação da Sala do Empreendedor 
PONTA PORÃHélio Peluffo Instalação do aplicativo E – Visita para coleta de dados na saúde
   
AQUIDAUANAOdilon RibeiroImplantação de Iluminação de Led em bairros da cidade.
SIDROLÂNDIA Vanda Cristina CamiloImplantação de sistema para vacinação contra covid
   
CORUMBÁ Marcelo Aguilar IunesEntrega de 600 computadores para a rede de ensino do municipio
NAVIRAÍ Rhaiza MatosEntrega de 150 novos computadores para a rede municipal  de ensino
BODOQUENAKazuto HoriiSustentabilidade através da digitalização do voucher para turismo
NOVA ANDRADINAJosé Gilberto GarciaImplantação sistemas transmissão ao vivo de compras públicas do município 
   
SÃO GABRIEL DO OESTEJeferson TomazoniInvestimento de 3 milhões em tecnologias educacionais
DEODÁPOLISValdir Luiz SartorInstalação de 300 câmeras de videomonitoramento para segurança pública

Rede Cidade Digital


Compartilhar