Correios prepara 10º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Correios prepara 10º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

23 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Os Correios estão levantando as informações para elaborar o 10º Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa ou Gás Carbônico equivalente de 2021. O trabalho consiste na compilação de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa produzidos pela frota própria e alugada, transporte rodoviário, transporte aéreo (Rede Portal Noturna/RPN), viagens a serviço, energia elétrica em instalações prediais (iluminação, geradores e outros), gases refrigerantes de sistemas de ar condicionado e deslocamento de empregado casa-trabalho. Em 2020, no contexto da pandemia, quando os Correios mantiveram suas atividades em todo país, prestando serviços essenciais à população, a empresa conseguiu reduzir em 14% o índice de emissões de CO2e, em relação ao ano anterior.

Os dados em análise irão compor o relatório das emissões de CO2e, que também contemplará boas práticas e recomendações à melhoria dos processos e o estabelecimento da nova meta de redução de emissões de CO2. As informações também são subsídios para a estatal responder aos questionários do CDP (Carbon Disclosure Project), organização sem fins lucrativos que opera o sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. E também abastecer a ferramenta OSCAR – the Online Solution for Carbon Analysis and Reporting for the Postal Industry à disposição dos 192 países-membros da União Postal Universal (UPU). O OSCAR/UPU é uma solução para medir, analisar e reduzir o impacto do setor postal sobre o clima.

A empresa reconhece a importância da gestão da pegada de CO2e corporativa para a manutenção de contratos comerciais e cumprimento legal. As emissões são o maior impacto ambiental gerado pela empresa devido à dimensão de sua frota. Assim, a estatal contribui para a preservação da qualidade do ar e gera benefícios para os negócios e para a sociedade.

A mensuração é realizada anualmente pelos Correios desde 2013, sendo que a meta de redução das emissões de CO2e consta no plano estratégico da empresa, visando ao objetivo “Assegurar a Sustentabilidade”.

Assessoria de Imprensa dos Correios


Compartilhar