Crianças de férias, pais trabalhando: dá para se divertir mesmo assim?

Crianças de férias, pais trabalhando: dá para se divertir mesmo assim?

23 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Especialista dá dicas do que fazer com as crianças nas férias

Para as crianças, as férias escolares são sinônimo de brincadeiras, passeios e muita diversão. O problema é que nem sempre o período de descanso das crianças coincide com o dos pais. Como fazer para garantir que a criança tenha atividades divertidas e saudáveis mesmo quando os pais não possuem tanto tempo à disposição?

Pensando nisso, a professora do curso de Educação da Estácio, Priscila Alves, separou algumas dicas. Veja abaixo:

1. Busque um momento de interação com a criança.

Mesmo que a sua agenda esteja cheia de compromissos, sempre é bom separar uma hora do dia para se divertir com a criança. O ideal é que esse momento seja longe das telas, na sob a forma de alguma atividade física ou brincadeira. “Tirar a criança do sofá e da frente da televisão, fazendo com que ela se movimente, vai melhorar a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo e social”, explica a professora, reforçando ainda que o pai e a mãe precisam estar cientes de que brincar faz parte do universo infantil. 

2. Brincadeiras mais simples são mais divertidas. 

Na hora da diversão, menos é mais – o que significa que as brincadeiras mais simples tendem a deixar as crianças mais satisfeitas e alegres. Nessa hora, brincar de pega-pega, jogo da memória, esconde-esconde ou jogar bola podem ser suficientes para trabalhar o lado afetivo e aproximar as famílias. “Os pais podem chegar do trabalho e aproveitar para levar a criança para correr, pular, enfim, tirar da rotina do videogame”, enumera Priscila. 

3.Saiba que investir na atividade física é cuidar da saúde.  

Priscila pontua ainda que, assim como na fase adulta, a prática de atividade física tem impactos positivos para a saúde infantil. Muitos benefícios são os mesmos, como a melhoria do condicionamento físico e da saúde, já que crianças que se exercitam regularmente tendem a adoecer menos. Mas ela faz um alerta: é importante que o exercício seja lúdico. “Muitas crianças nem percebem que estão praticando atividades físicas. Na cabeça delas, elas estão brincando”, pontua. 

A regra é simples: o que vale mais é estar junto e se divertir. Já brincou com seu filho hoje?

Patrícia Belarmino

(67) 9 9221-3227


Compartilhar