Empreendedorismo: o médico pode ser MEI para abrir sua própria clínica?

2 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A lista de profissões permitidas conta com 400 CNAEs

Embora o caminho não seja tão tranquilo quanto muitos esperam, o Brasil é um país de gestores e ocupa o 7º lugar na lista dos países com mais empreendedores do mundo, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Com isso, muitas pessoas saem do esquema de carteira assinada e se aventuram como administradores do seu próprio negócio. Ao iniciar esta nova jornada, muitos se deparam com uma dúvida: posso ser Microempreendedor Individual (MEI)? Dependendo da atividade exercida, pode, sim.

O MEI tem uma série de benefícios que facilitam a vida do gestor e viabilizam o negócio, mas existe uma tabela de atividades que são permitidas. Quem estiver de fora precisa caminhar por outras vias para montar seu negócio. É possível o médico abrir uma clínica como Microempreendedor Individual? É o que vamos saber.

Médicos x MEI

Médicos não podem ser MEI. Isso porque profissões que exigem alto potencial intelectual dependem de regularização legal e formação, e não são permitidas pelo MEI. Mas isso não quer dizer que não poderão empreender, ou que as cargas tributárias serão muito mais pesadas para eles. Existem categorias de negócio simplificadas, que estão disponíveis para profissionais de saúde, como empresário individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) e Sociedade Limitada (LTDA). O médico pode ainda atuar como autônomo, sem necessidade de estar vinculado a um CNPJ, mas deixaria de usufruir de uma série de vantagens disponíveis para Pessoa Jurídica, como ofertas bancárias, crédito facilitado e contratos com fornecedores.

A lista de profissões que podem ser MEI conta com 400 CNAEs, divididas em serviços, comércio e indústria. O profissional Microempreendedor Individual consegue fazer tudo remotamente, sem auxílio do contador, como abrir a empresa, gerar notas fiscais, fazer o parcelamento do MEI e pagar impostos atrasados.  

Coragem para começar!

Para quem quer empreender, não basta enquadrar a empresa na melhor categoria, de olho em impostos mais baixos e gestão mais simplificada. É importante investir na saúde do negócio. Coragem para começar é meio caminho andado, mas, sem divulgação e atendimento personalizado, este caminho será muito difícil. 

Caminhar sozinho, muitas vezes, pode parecer mais seguro, mas caminhar com um sócio, que preferencialmente complemente suas competências, vai fazer sua empresa chegar muito mais longe. A dica para vencer é a divulgação e contar com o apoio de pessoas que possam somar. Além disso, estar atento às novas tecnologias vai te deixar um passo à frente.

Convérsion


Compartilhar