Especialistas comentam importância da COP15 da Biodiversidade, que começa nesta quarta-feira (7/12)

7 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Fundação Grupo Boticário e Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) participam do evento em Montreal, no Canadá, de 7 a 19 de dezembro

A 15ª Conferência das Partes sobre a Biodiversidade das Nações Unidas (COP15) será realizada de 7 a 19 de dezembro, em Montreal, no Canadá. A conferência é considerada por especialistas como a mais importante da década para a proteção da biodiversidade no planeta, pois deve indicar a nova estratégia global para estancar e reverter a perda da natureza até 2030, com metas e indicadores para monitorar a implantação dos objetivos definidos, além de diretrizes gerais para serem seguidas até 2050.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) estarão presentes na COP15 e colocam à disposição para entrevistas antes, durante e depois do evento:

  • ANKE MANUELA SALZMANN (presente em Montreal) – Engenheira florestal, mestre em Ecologia e Manejo de Florestas, mestre em Liderança em Conservação da Natureza e gerente de projeto da Fundação Grupo Boticário.
  • BRAULIO DIAS (presente em Montreal) – Membro da RECN, professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, ex-secretário executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica e ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
  • MALU NUNES (presente em Montreal) – Diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, especialista em Manejo de Áreas Protegidas e mestre em Conservação da Natureza e Ciências Florestais e membro da RECN.
  • JANAÍNA BUMBEER (presente em Montreal) – Doutora em Ciências Marinhas, gerente de projeto da Fundação Grupo Boticário e integrante da Liga das Mulheres pelo Oceano.
  • JEAN PAUL METZGER – Membro da RECN, professor titular do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ecologia de Paisagem e mestre em Ecologia.

Os especialistas podem comentar questões como:

  • O que esperar da COP15 da Biodiversidade
  •  Participação do Brasil na COP 15
  • Principais desafios para estabelecer metas e objetivos globais para a biodiversidade
  • Avaliação sobre as “20 metas de Aichi”, que vigoraram para a biodiversidade global entre 2011 e 2020
  • Processos de inovação a favor da biodiversidade (Teia de Soluções)
  • A participação da iniciativa privada em estratégias de conservação
  • A influência do setor empresarial na elaboração do novo Marco Global de Biodiversidade
  • Como o desmatamento e a degradação de ecossistemas ameaçam a biodiversidade
  • Importância de florestas, áreas protegidas e reservas naturais
  • Estratégias de conservação da natureza
  • Importância da restauração ambiental para a biodiversidade e para a segurança hídrica
  • Importância de unidades de conservação marinhas para a biodiversidade oceânica

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. Sites: www.fundacaogrupoboticario.org.br | www.grupoboticario.com.br | Redes sociais: @fundacaogrupoboticario

Tamer Com,.


Compartilhar