Estados Unidos acusa ONU de ceder às ameaças da Rússia sobre fiscalização de drones iranianos

Estados Unidos acusa ONU de ceder às ameaças da Rússia sobre fiscalização de drones iranianos

22 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Os governos americano e europeus afirmam que drones usados pela Rússia na guerra contra Ucrânia são do Irã e exigem que a ONU envie oficiais para fiscalizar o armamento

Os Estados Unidos acusaram o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, de “ceder às ameaças da Rússia” ao não enviar oficiais para fiscalizar drones usados pelo país na guerra contra a Ucrânia. O governo americano e aliados afirmam que o armamento está sendo fornecido pelo Irã. 

A Rússia negou que suas tropas estejam usando drones iranianos na Ucrânia e afirmou que não há justificativa para os oficiais das Nações Unidas serem enviados até Kyiv para investigar a origem do equipamento. Já o Irã admitiu ter disponibilizado drones para os russos, mas que o envio ocorreu antes do país invadir a Ucrânia em fevereiro.

França, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Alemanha, Estados Unidos e Ucrânia afirmam que o fornecimento de drones feito pelo Irã para a Rússia viola uma resolução de 2015 do Conselho de Segurança da ONU, legitimando o armamento nuclear iraniano. Os países querem que Antonio Guterres envie oficiais para Kyiv para investigar o caso. 

André Lajst, cientista político especialista em Oriente Médio e presidente executivo da StandWithUs Brasil, explica que o Irã tem se mostrado um dos principais apoiadores da Rússia na guerra contra Ucrânia e que, com a escalada das ameaças de Putin em relação ao uso de armas nucleares, as ações tomadas por ambos os países não podem ser ignoradas.

“O envio de drones pelo Irã para a Rússia representa um claro apoio à guerra e ao discurso de ameaça nuclear que o governo russo vem fazendo nos últimos meses. Essa aliança do Irã com a Rússia coloca em risco não apenas seus países vizinhos, mas todo o planeta”, relatou Lajst.

Por Danielle Alvarenga


Compartilhar