Pobreza, desemprego, acesso a saúde e educação gratuitas e aquecimento global são as principais preocupações dos brasileiros

22 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Pesquisa da Walk The Talk avalia a percepção de brasileiros sobre problemas atuais em questões político-econômicas, ambientais e sociais

São Paulo, 22 de dezembro do ano 2022 – A Walk The Talk apresenta a terceira onda da pesquisa do Índice GPS – Global Positioning On Sustainability um estudo inédito que mapeia as principais preocupações dos brasileiros, como agem e o que esperam das empresas quando o assunto é ESG (sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização). 

A terceira onda do Índice GPS – Global Positioning on Sustainability foi respondida por 4.859 pessoas, entre homens e mulheres, de 16 a 64 anos, das classes A, B e C com representatividade de todas as Regiões do Brasil. A pesquisa avalia as principais preocupações dos brasileiros sobre questões Ambientais, Sociais e Político-econômicas. Os temas de maior preocupação no Brasil são: aquecimento global, desemprego, falta de acesso à saúde gratuita, aumento da pobreza e falta de acesso à educação gratuita.

Uma novidade é que, em relação à pesquisa de março de 2022, a preocupação dos brasileiros com relação aos principais problemas atuais teve um aumento significativo de 13% – enquanto as ações feitas para mitigar estes temas caiu 3%. Mas, enquanto aumenta o discurso e diminui a prática dos brasileiros, eles esperam ainda mais das empresas. 98% dos entrevistados acreditam que as empresas podem ser agentes de mudanças neste cenário ESG – um aumento de 4% em relação à última sondagem – principalmente mudando seus produtos e condutas para serem mais sustentáveis e influenciando os consumidores a agir.

Através de análises estatísticas, a Walk the Talk classifica as 53 marcas analisadas e as divide em cinco grupos de acordo com a percepção dos consumidores sobre como agem estas marcas em relação a temas ESG. Na última pesquisa, apenas Natura se classificou na lista de Muito Alto.

Entre as marcas apontadas no estudo estão: Avon, Natura, Dove, Boticário, Johnson’s, Guaraná Antarctica, Ambev, Heineken, Sadia, Pepsico, Coca Cola, P&G, Unilever, Globo, Youtube, Facebook, Google, Netflix, Instagram, Disney, Itaú, XP, NU Bank, Bradesco, Magalu, Americanas, Mercado Livre, Amazon, Mc Donalds, Burger King, iFood, Rappi, Carrefour, BIG, Pão de Açúcar e muitas outras. 

Walk the Talk é uma Impact-Tech, um ecossistema de dados, conteúdo e expertise que ajuda as empresas a tomarem decisões para um crescimento sustentável. É líder e pioneira em seu segmento e ajuda empresas e marcas a direcionarem sua atuação de forma consistente nos temas de ESG, comunicação e posicionamento de mercado.

Mkt Mix


Compartilhar