Livro reúne vozes femininas para recontar histórias do Brasil

Livro reúne vozes femininas para recontar histórias do Brasil

19 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Dedicado à memória de Marielle Franco, “Chama das Histórias – O Brasil Contado por Mulheres” reúne histórias de variadas tradições orais brasileiras 

Ao redor do fogo, como faziam os antigos, mulheres se reúnem para contar e ouvir histórias. Cria-se um ambiente de troca, escuta e olho no olho. Um espaço de regeneração dos sonhos e dos sentidos por meio da palavra falada. Essa é a ideia do projeto “Chama das Histórias”, que surgiu a partir da iniciativa da artista Camila Costa e que acaba de dar origem a um livro homônimo.

Nascido em 2019, o projeto cresceu ao longo dos últimos três anos. Depois de muitas apresentações de rodas de contação de histórias ao redor do fogo, ganhou uma série de quatro episódios no YouTube, além do seminário online “Oralidade: Caminhos dos Contos de Tradição Oral”. Agora, ganha ainda mais fôlego com o lançamento do livro “Chama das Histórias – O Brasil Contado por Mulheres”, que chega tanto em formato virtual (ebook) quanto impresso.

Contemplado pelo edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, que selecionou propostas relacionadas à comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, o livro reúne 10 contos de variadas tradições orais brasileiras, vozes populares, indígenas e afrodiaspóricas, expressas por meio de contos.

“Nossa intenção é celebrar a diversidade e a riqueza das culturas brasileiras e contribuir para ampliação do acesso aos saberes guardados nessas histórias tradicionais, que atravessaram os tempos e chegaram até nós”, explica Camila. “Trata-se de uma viagem por um Brasil profundo, por vezes pouco escutado e que tanto contribui para a construção da nossa identidade nacional”, acrescenta.

Lançado no início deste mês em evento no Parque das Ruínas, no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, a obra é uma homenagem às vozes da diversidade que compõem o país e também um questionamento. “Que vozes contam o Brasil? Quem são as heroínas e heróis da independência? Independência para quem?”, indaga Camila.

Além disso, o projeto “Chama das Histórias” coloca a voz e a escrita feminina em posição de destaque. “Deseja-se exaltar as potências femininas através de um coletivo de narradoras-autoras composto por mulheres negras, indígenas, brancas, migrantes, de idades, corpos, sotaques e origens variadas”, destaca Camila. E é por isso que o livro é dedicado à memória de Marielle Franco. “É uma forma de homenagear uma mulher que tanto lutou e colaborou para a construção da nossa sociedade e que deixou muitas sementes. É uma maneira de ouvir o Brasil contado por mulheres”, finaliza. 

A idealizadora

Responsável pela gestão do projeto, concepção de propostas e curadoria, Camila Costa também assume a direção artística contando com a parceria do artista multilinguagem, Ricardo Gadelha. “Chama das Histórias é o projeto por meio do qual tenho materializado sonhos no campo da narração de histórias e pesquisa dos contos tradicionais”, diz ela.

A cada proposta, ela reúne um coletivo de mulheres artistas da palavra, parcerias da “Chama das Histórias”, que dividem com ela esse espaço resguardado às vozes femininas. “Com elas aprendo, escuto, narro, pesquiso e sigo acreditando na força do trabalho coletivo, em redes femininas de força, afeto e beleza”, declara a artista.

Com formação em Artes Cênicas, Camila é professora de teatro e atriz, além de contadora de histórias. Atualmente, leciona no teatro do Colégio de Aplicação da UFRJ e cursa mestrado em Ensino de Teatro, com pesquisa em oralidade na sala de aula. 

O Ebook pode ser adquirido gratuitamente

Para ter acesso gratuito à versão digital do livro “Chama das Histórias – o Brasil Contado por Mulheres”, clique neste link. Os interessados em adquirir o livro impresso devem entrar em contato pelo email chamadashistorias@gmail.com ou pelo instagram oficial do projeto @chama_das_historias para solicitar seu exemplar. 

Redes sociais

Instagram: @chama_das_historias 

YouTube: youtube.com/channel/UCu3QltBg_Tleyl86A8vqxOQ

Ficha Técnica

Concepção e Curadoria – Camila Costa

Direção Artística – Camila Costa e Ricardo Gadelha

Narradoras – Autoras – Anamô Soares, Camila Costa, Emiliana Moraes, Gizele Santos, Juliana Franklin, Julia Grillo, Lucia Morais Tucuju, Marcela Carvalho, Rosana Reátegui e Rita Gama.

Escritoras – Auritha Tabajara (Prefácio) e Tatiana Henrique (Orelha)

Ilustração e Arte Gráfica – Flávia Trizotto

Bordados – Marcela Carvalho

Palestrantes – Auritha Tabajara, Ana Gibson, Juliana Franklin e Julia Grillo.

Editora – Edições Cândido

Captação de imagens e edição de vídeo  – Carolina Calcavecchia  

Direção de Produção – Camila Costa

Produção Executiva e Prestação de contas  – Mariana Borgerth

Coordenação Administrativa – Faz Fazendo Produções Artísticas – Gregório Tavares 

Agência Manga


Compartilhar