TRANSPARÊNCIA ELEITORAL BRASIL – SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES GERAIS DE 2022

31 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

MISSÃO DE OBSERVAÇÃO ELEITORAL NACIONAL

SEGUNDO COMUNICADO

A Transparência Eleitoral Brasil, devidamente subsidiada pelas importantes informações que vêm sendo coletadas pelxs observadorxs no Brasil e em outros países, apresenta o seu segundo comunicado sobre o segundo turno das eleições gerais de 2022.

Do quanto já nos foi informado por meio de 341 formulários enviados, cada um representando uma seção eleitoral observada, verifica-se que as eleições transcorrem em todo o país, com a identificação de algumas intercorrências.

A zerézima foi devida e adequadamente emitida na larga maioria das seções eleitorais.

Há relatos de que, em tão somente 01, não teria ocorrido a emissão. Por outro lado, o                                                                                                         

resumo da zerézima não foi afixado na porta da seção eleitoral em 72 relatos da missão.

As urnas eletrônicas, segundo o relato de nossxs observadorxs, foram instaladas, em grande medida, em locais que preservam o sigilo do voto. No entanto, em 19 casos, a posição não era adequada para resguardar o sigilo do voto.

Houve 2 relatos de mesários com roupa ou acessório que indicasse alguma campanha eleitoral, também em uma amostra de 341 seções observadas.

Também tivemos um único relato de um acompanhante que tentou votar no lugar de uma eleitora, mas que foi impedido pelo mesário diante da sua falta de identificação. Outro relato é que um acompanhante votou no lugar de uma pessoa que ele acompanhava, sem providências por parte dos mesários presentes.

Sobre falhas na urna eletrônica, tivemos 31 relatos de mal funcionamento da urna ou de dispositivo relacionado. A Missão está averiguando cada uma das intercorrências noticiadas e informações serão dadas no próximo comunicado.

Sobre filas, a Missão não identificou o quadro que caracterizou o 1° turno.

Por outro lado, a Missão acompanha com preocupação as denúncias de operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em algumas regiões do país. Estamos também seguindo a reação das instituições e o desdobramento dos ocorridos, principalmente da autoridade eleitoral. No próximo comunicado traremos mais detalhes do que a Missão vem acompanhando.

Integrantes da Missão relataram intimidação durante a função de observação. Dois casos em São Paulo e outro em Dourados (MS) envolvendo mesários. As situações necessitaram de intervenção de funcionários da Justiça Eleitoral. A Missão segue monitorando seus integrantes e a devida execução da tarefa de observação.

Houve um caso de pessoa que entrou armada em uma seção eleitoral na Paraíba, ameaçando os presentes. Foi necessária a intervenção do Exército e a situação foi controlada. Também foram observados outros 2 casos de pessoas armadas e que não pertenciam a forças de segurança no Distrito Federal, em lugares fora de centros de votação.

Mais uma vez, reiteramos os agradecimentos a todxs xs observadorxs pelo trabalho em

prol da transparência e o fortalecimento do processo eleitoral brasileiro e relembramos à sociedade de que toda e qualquer situação que possa colocar em risco a normalidade e a regularidade das eleições pode ser denunciada às autoridades competentes no site https://vototransparente.com.br/.

Cumprimentamos também toda a sociedade pela participação nas eleições até o momento.

Às 17h, divulgaremos o terceiro e último comunicado da jornada eleitoral.

Comuniquese,.


Compartilhar