Rebranding: entenda o que é e como usar a estratégia de vendas

24 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
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Largamente utilizada em grandes marcas que desejam passar uma mensagem para o consumidor final, o rebranding é famoso pelo sucesso nas vendas

O valor de uma marca é atrelado ao impacto que ela é capaz de causar. Isso resulta em empresas que viraram o significado de seus produtos – também chamado de marca de alto renome –, o que representa o impacto e o tamanho do espaço que ocupam no mercado. 

Para que esse patamar seja alcançado, a marca necessita de uma identidade visual forte e que se destaca das outras do segmento. Quando essa identidade é, de fato, alcançada, até mesmo os termos essenciais dentro de um logotipo podem ser evitados. Há determinadas empresas que, ao longo do tempo, até mudam seus rótulos, modificam seus logos ou retiram o nome da marca no produto final – e nem por isso perdem essa identidade e originalidade. 

A isso tudo dá-se o nome de rebranding, uma estratégia muito utilizada em grandes marcas, que se apoiam nessa ferramenta para alavancar as vendas.

O que é o rebranding?

O rebranding pode ser traduzido como uma repaginação ou atualização da marca, para passar ao público a ideia de quais são os valores e as missões da empresa. Esse tipo de ação é muito utilizado para reposicionar determinada marca no mercado, seja por decisões internas ou por tentar modificar o público-alvo dessa nova fase do negócio.

Desse jeito, a marca se reinventa e faz com que a percepção do consumidor em relação à empresa mude. E essa mudança é natural, principalmente em marcas mais antigas que muitas vezes têm logos rebuscados, datados de determinadas épocas, ou mesmo para se desvincular gradualmente de submarcas para se tornarem independentes da marca-mãe.

Mas como o rebranding alavanca vendas?

Para conseguir vendas, no entanto, é preciso que o público-alvo se interesse pela marca. Simplesmente alterar o logotipo e não modificar a qualidade do serviço não adianta de nada, e o mercado está cheio desses exemplos. 

Quando o consumidor percebe uma modificação na identidade visual da marca, seja parcial ou evolutiva, muitas vezes, dá o voto de confiança, alegando que, se a empresa mudou, o produto deve ter melhorado também. Por isso, é necessário muito estudo sobre a marca e os produtos ou serviços oferecidos para atender às expectativas do consumidor final.

Algumas empresas, como marketplaces, mudam gradualmente sua identidade visual para afinar cada vez mais a sua relação com o consumidor e passar determinadas mensagens – velocidade na entrega, felicidade ao receber o produto e até mesmo se tornar um símbolo de confiança para o consumidor, que vai divulgar para outras pessoas que o site X ou Y é seguro para fazer compras. 

As empresas que vendem dentro desses marketplaces também se beneficiam indiretamente com essa estratégia, além do fato de serem plataformas de vendas com suporte para marcas menores, possibilidades de parcerias com sistemas de entregas e constantes promoções que atraem mais clientes.

Por Luisa Pereira


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